Atividade tem o intuito de promover um ambiente mais seguro para colaboradores e pacientes

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou uma capacitação para os colaboradores da assistência sobre biossegurança. A atividade foi conduzida pelos técnicos de segurança do trabalho Eudes Gonçalves e Paulo Sérgio de Lima.

De acordo com Eudes Gonçalves, o objetivo da biossegurança é reunir um conjunto de procedimentos, metodologias, ações, técnicas, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades.

Os profissionais explicaram que a exposição a agentes patogênicos pode provocar infecção, enfermidades. “Os líquidos biológicos e os sólidos, quando manuseados nos laboratórios, são, quase sempre, fontes de contaminação”, disseram.

Segundo Paulo Sérgio, os profissionais devem ter cuidado para não haver contaminação cruzada dos materiais. “Não contaminar o pessoal do laboratório, da área de saúde, da limpeza; os equipamentos; o meio ambiente e os cuidados com o descarte destes materiais fazem parte das boas práticas, seguindo as regras da Biossegurança”, afirmou.

Os técnicos em segurança do trabalho destacam que fornecer aos colaboradores treinamentos quanto às boas condutas e a biossegurança, aplicadas ao trabalho da assistência, desenvolverá um ambiente mais seguro para o colaborador e para o paciente.

Fonte: Diário da Manhã