Divina Rosa Vieira, de 77 anos, foi intubada, traqueostomizada e ficou 85 dias em ventilação mecânica na unidade do Governo de Goiás na região sul do Estado

Foram 92 dias de luta contra a Covid-19 no Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos. Mas na última sexta-feira, 3, a aposentada Divina Rosa Vieira, de 77 anos, venceu a batalha contra a doença e recebeu alta da unidade de saúde.

Morada de São Miguel do Passa Quatro, cidade a cerca de 219,5 km de Itumbiara, a idosa deu entrada no hospital no dia 2 de novembro e desde então, a luta contra a covid-19 foi árdua. A aposentada precisou ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou por 78 dias. Com uma piora do quadro respiratório foi intubada e posteriormente traqueostomizada.

Antes de deixar o hospital, a idosa foi homenageada pelos colaboradores da unidade com aplausos. Os profissionais transformaram a recepção da unidade de saúde em uma passagem colorida com balões para se despedir da paciente. Todos estavam visivelmente emocionados.

De acordo com a psicóloga Fernanda Reis, o processo de hospitalização é doloroso e angustiante para a família, mas a equipe da unidade tenta ao máximo amenizar o sofrimento dos familiares.  “Sabemos de toda a angústia que cada paciente e a família passa. Com um atendimento humanizado, aproximando a família com videochamadas, tentamos minimizar o sofrimento”, explica.

A profissional ressalta que a idosa venceu a batalha pela cura. “Dona Divina é uma vitoriosa. O momento da alta foi de muita emoção. Os colaboradores estavam presentes, mandando muita energia positiva e desejando uma boa recuperação. Podemos também sentir o carinho da família e da paciente com a equipe. Isso aquece nossos corações e nos dá a certeza de dever cumprido”, afirma.