Roda de conversa educativa sobre o Janeiro Branco

Atividade promoveu momentos de reflexão sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Pensando na importância da temática e no bem-estar dos colaboradores, o serviço de psicologia e SESMT do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) promoveu nos dias 18 e 19 de janeiro rodas de conversa e um blitz educativa sobre o Janeiro Branco, campanha que aborda sobre a importância da saúde mental. As atividades abordaram o tema de forma prática, precisa e com empatia.

De acordo com a psicóloga e Responsável Técnica (RT) pelo serviço de psicologia do HEI, Marília Gonçalves Bruno, o objetivo da ação foi ressaltar sobre a saúde mental no ambiente de trabalho. “O Janeiro Branco se iniciou em 2014, idealizada por um grupo de psicólogos em Minas Gerais, visando a conscientização e o combate de tabus inseridos na sociedade, mudar paradigmas, orientar a população e principalmente inspirar autoridades com uma sensibilização ao tema”, disse.

Marília explica que a campanha sinaliza questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional, por meio da promoção de informações sobre cuidados, validação das emoções e sua importância, ruptura de preconceitos e resistências, possibilitando o manejo de sintomas emocionais pensando na saúde como um aspecto multifacetário. Assim como dito pela OMS em 1946, quando se refere a saúde como um estado de completo bem-estar biológico, psicológico e social.

Para a psicóloga, as atividades reforçaram o cuidado que a unidade tem com os colaboradores. “É importante estar bem para cuidar das pessoas. Para muitos, o trabalho é a segunda casa, então que este seja um lugar onde se sintam bem, acolhidos e assistidos pelo hospital Foram momentos de reflexão sobre o autoconhecimento e troca de experiências”, revelou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde