Cerca de 300 pacientes de municípios do sul e sudeste goianos passam por consultas e exames e agendam cirurgias ortopédicas para a primeira semana de agosto

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou, nos dias 25 e 26 de julho, um mutirão de consultas e exames para preparar pacientes que necessitam de cirurgias ortopédicas. Cerca de 300 moradores de municípios do sul e sudeste goiano foram beneficiados. Os agendamentos são realizados por meio da Central de Regulação do Estado.

O esforço faz parte da estratégia para reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos e diminuir a demanda por cirurgias especializadas, como as ortopédicas. Nos últimos dois anos,  essas cirurgias foram suspensas, em virtude da pandemia. Com a abertura de novos hospitais estaduais, está sendo possível cumprir essa agenda. Muitos pacientes relataram aguardar há muitos anos para a realização desse tipo de cirurgia.

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos foi estadualizado e reaberto em julho de 2020 como centro Covid-19. Em janeiro deste ano, foi transformado em hospital geral, teve o centro cirúrgico reaberto e atende especialidades como ortopedia, cirurgia geral, neurologia e em breve oferecerá tratamento de oncologia.

Logo na chegada, os pacientes realizaram exames de sangue preparatórios, para adiantar o procedimento. Ainda passaram por consultas com os especialistas e realizaram exames de imagem para agendamento das cirurgias. Pacientes, acompanhantes e motoristas das comitivas receberam almoço providenciado pela direção do hospital na área de convivência.

Pacientes de municípios como Catalão, Corumbaíba, Ipameri, Morrinhos, Goiatuba e Cachoeira Dourada foram contatados pela Central de Regulação na semana passada e levados a Itumbiara para consultas e exames.

Problema no tendão
Fabiana Paulista da Silva, 43 anos, que trabalha em uma lavanderia de Catalão, e sofria com problema no tendão do calcanhar foi uma das atendidas. Ela estava na fila para cirurgia havia dois anos. Há, porém, relatos de pacientes que aguardavam havia mais de oito anos para marcar cirurgia ortopédica. As equipes de ortopedistas, cirurgiões, anestesistas e multiprofissionais esperam praticamente zerar a fila de espera nas próximas semanas.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC

Fonte: Secretaria De Estado de Saúde-GO