Profissional do Hospital Estadual de Itumbiara leva atenção e carinho a paciente

Equipe multiprofissional da unidade de saúde do Governo de Goiás na região sul entrega mensagens de esperança como forma de carinho e encorajamento para os pacientes

A equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou uma ação de humanização com os pacientes da oncologia. Os profissionais trabalharam os medos que envolvem tanto o processo de investigação da doença quanto o diagnóstico de câncer.

De acordo com a ouvidora e vice-presidente da Comissão de Humanização e Eventos da unidade do Governo de Goiás no município da região sul do Estado, Kelle Machado, foram entregues mensagens de esperança, como forma de carinho e encorajamento para os pacientes, ressaltando a importância da coragem e perseverança apesar do medo.

A psicóloga Murielly Carvalho destaca que o diagnóstico de câncer e a possibilidade da doença são fatores que interferem diretamente nas questões emocionais e psicológicas do paciente. “Traz-se um misto de sensações e sentimentos os quais devem ser validados e acolhidos”, explica.

A profissional ressalta que as ações terapêuticas com foco nas emoções proporcionam espaço de escuta e acolhimento. “Além disso, promovem esperança e incentivo ao tratamento diante das possibilidades, apesar do diagnóstico da doença”, afirmou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde