Técnico explica que Segurança do Paciente são todas as práticas para a diminuição ou eliminação de riscos na assistência em saúde que podem causar danos ao paciente.

Ação educativa reforçou as práticas para a diminuição ou eliminação de riscos na assistência em saúde

Com o intuito de promover a disseminação da cultura de segurança do paciente dentro da instituição, o Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou nos dias 26 e 27 de abril uma Blitz Educativa com os colaboradores, sobre Segurança do Paciente. O intuito da atividade foi reforçar a importância do conhecimento no cuidado com o usuário.

O protocolo envolve ações promovidas pelas instituições de saúde e ensino para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

Vinícius reforça que as ações educativas proporcionam um ambiente hospitalar mais seguro para pacientes e colaboradores. “A blitz proporciona que cada profissional possa refletir sobre a importância dos protocolos necessários para um atendimento seguro e de excelência no HEI”, afirma.

Entre as medidas que foram reforçadas em prol de um ambiente hospitalar mais seguro para o paciente destacam-se: Identificação segura, comunicação efetiva com as equipes envolvidas no tratamento; administração correta de medicamentos; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; prevenção de quedas e lesões por pressão.

Texto e Fotos: Hélmiton Prateado / IBGC