Em parceria com a prefeitura, unidade promoveu dois dias de eventos  sobre os cânceres colorretal, colo uterino e renal

O mês de março é conhecido pelas campanhas de conscientização sobre o câncer colorretal, de colo uterino e renal. Para abordar a importância da prevenção dessas doenças, o Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) por meio da Comissão de Humanização e Eventos e em parceria com a Prefeitura Municipal de Itumbiara promoveram dois dias de eventos para a população do município.

A diretora-geral do HEI, Danielly Aparecida, explica que na quarta-feira, 28 de março, foi montado um stand educativo em saúde, na praça da República, onde a população recebeu orientações sobre prevenção de doenças como câncer colorretal, colo uterino, câncer renal, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, saúde bucal e atualização de vacinas. “Além disso, houve orientação sobre acesso à rede de atendimento municipal de saúde”, disse.

Nesta quinta-feira, 29, a médica oncologista Paolla Souza realizou uma palestra para profissionais da área da saúde, médicos, enfermeiros e dentistas, abordando os temas câncer colorretal, colo uterino e câncer renal. Durante a palestra, Paolla ressaltou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção dessas doenças. A coordenadora do serviço de oncologia do HEI, Rita de Cássia Alves, também esteve presente e apresentou o fluxo de agendamento dos pacientes para iniciar o tratamento na unidade de saúde.

Danielly ressalta que a conscientização é um fator determinante para a prevenção dessas doenças.” A orientação sobre o acesso à rede de atendimento também é fundamental para que a população possa buscar o tratamento adequado quando necessário e para que a equipe saiba encaminhar o paciente para ter acesso à rede de atendimento. A união na prevenção é essencial para o bem-estar da comunidade e a prevenção do câncer é uma causa que deve ser abraçada por todos”, finalizou a diretora.

Fonte: Diário da Manhã