Treinamento abordou sobre manipulação de espessante,  substâncias que conferem aumento da viscosidade do alimento

A fonoaudióloga Isadora Lima Mendonça ministrou um treinamento para a equipe de nutrição do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) sobre manipulação de espessante, substâncias que conferem aumento da viscosidade do alimento.

Isadora explica que o intuito da capacitação foi padronizar os líquidos espessados em três consistências: néctar, mel e pudim. Sendo a consistência da dieta mais segura para a ingestão via oral.

“Promover nutrição adequada para indivíduos disfágicos é um desafio, no entanto, sua alimentação pode ser facilitada através da modificação na textura dos alimentos e espessamento dos líquidos ingeridos. Para evitar a desnutrição, nutricionistas e fonoaudiólogos devem ser envolvidos para avaliar a disfagia e recomendar as texturas mais adequadas para cada nível da doença”, explicou.

A fonoaudióloga destaca que as estratégias utilizadas para manipulação de espessante fazem parte da reabilitação da deglutição, pois as mesmas interferem no desempenho sensório-motor, oral e no trânsito orofaríngeo, minimizando os riscos de aspiração laringotraqueal.

Fonte: Diário da Manhã