Colaboradores da unidade participam de palestra sobre direitos da pessoa idosa

Atividade é conduzida pela presidente do Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa e assistente social do HEI Luciana Gomes Alves

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) promoveu, nesta quarta-feira (8/2), uma palestra sobre os direitos da pessoa idosa, para os colaboradores da unidade do Governo de Goiás. Idealizada pela Comissão de Humanização e Eventos, a atividade foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa e assistente social do HEI, Luciana Gomes Alves.

De acordo com Luciana, a pessoa idosa, sendo reconhecida como sujeito de direitos, conta com a cobertura e a proteção das suas necessidades, da sua dignidade e do seu protagonismo enquanto cidadão.

”Esses direitos favorecem a inclusão social dessas pessoas e possibilitam que usufruam da vida em sociedade. Isso porque, como visto, os idosos podem ser considerados como um grupo etário, mas também precisam ser considerados como indivíduos em condições especiais de vida”, explicou.

A assistente social destaca que as experiências sociais vividas por essas pessoas e o contexto no qual estão inseridas formam uma pluralidade de vivências que não pode ser generalizada, e deve ser aproveitada e protegida pela sociedade.

“O envelhecimento é uma característica humana e o Estatuto da Pessoa Idosa torna o envelhecimento um direito personalíssimo, ou seja, sua proteção é um direito social. O que faz com que a sociedade seja obrigada a garantir a efetivação desse direito de forma digna. Já a obrigação do Estado é a efetivação de políticas que contribuam para a garantia deles”, afirmou.

Para a analista de qualidade Tayline Duarte, a palestra trouxe reflexões sobre o quanto o paciente idoso deve ser respeitado em seus direitos. “A palestrante abordou vivências que contribuíram para solucionar dúvidas quanto aos direitos e deveres do profissional de saúde com o paciente idoso”, disse.

Julianna Adornelas (texto e foto)/IBGC

Fonte? Secretaria de Estado de Saúde